FÁBIO CEMBRANELLI

Participou de diversas exposições e competições de arte no Brasil e exterior, recebendo diversos prêmios importantes. Atualmente participa de alguns salões como convidado ou membro do júri.
Seu trabalho é focado em três técnicas distintas: aquarela, acrílico e óleo sobre tela, sendo reconhecido internacionalmente pela sua habilidade em retratar flores e paisagens em aquarela sobre papel.
Em uma entrevista concedida a um blog americano sobre aquarela, Cembranelli demonstra o que mais o atrai na pintura: “O que me fascina na aquarela é a possibilidade de pintar rapidamente. É uma técnica que se adapta a minha personalidade. A fluidez das tintas proporciona tonalidades inesperadas e essa velocidade, ao definir somente as massas principais, permite que eu me depare com imprevisível. Intuitivamente, eu acabo criando efeitos e formas difusas. Na verdade, deixo que o “espontâneo e o gestual” aconteçam e acho que as flores, que muitas vezes apresentam um ciclo de vida tão curto, representam bem essa transitoriedade. Para mim, não existe aquarela sem velocidade assim como não existem flores que duram semanas a fio, ou seja, em poucas aguadas tento reproduzir esse movimento e fluidez que move a vida.”
Além do seu trabalho como artista plástico e professor, Cembranelli escreve artigos sobre técnicas de pintura para publicações nacionais e estrangeiras, além de organizar e atuar como instrutor para grupos de pessoas que queiram estudar e praticar pintura ao ar livre (plein air painting), em locações no Brasil e exterior. Tem como hobby a fotografia.
Seu trabalho está espalhado por todo o mundo, com representantes exclusivos na Ásia, Estados Unidos e Europa.
Para acompanhar seu trabalho acesse: